Xica!

Data(s) e Horário(s): 13/09 às 20:00h, 14/09 às 20:00h, 20/09 às 20:00h, 21/09 às 20:00h, 27/09 às 20:00h, 28/09 às 20:00h

Local: Rua Gamboa de Cima 03, Centro (ao lado do Quartel dos Aflitos)

Preço: 20,00 (inteira) e 10,00(meia entrada)

Mais Informações

O Coletivo das Liliths invade novamente o Teatro Gamboa Nova e traz o espetáculo Xica! durante as comemorações do Setembro é Gayboa 2017. Baseado em fatos reais o espetáculo conta a história de Francisco Manicongo, negro africano, escravizado,quimbanda considerado como a primeira travesti não-índia do Brasil. Habitante da região da baixa dos sapateiros, Xica tornou-se símbolo de luta e resistência de uma época em que questionar o sexo biológico era tido como heresia e digno de punição.

 

Escrava de um sapateiro, Xica foi denunciada à inquisição por recusar-se a usar roupas masculinas e a atender por seu nome de batismo. A sua história é mais um exemplo da presença de travestis e transexuais em toda a história do Brasil e é, sem dúvida, a mais legítima representação de afirmação político-social na luta pelo reconhecimento da identidade de gênero para além do sexo biológico.

 

O espetáculo é uma realização do Coletivo Das Liliths, que vem atuando na cidade do Salvador há 4 anos fomentando e fortalecendo o debate acerca das diversidades de gênero e a quebra de paradigmas no âmbito da sexualidade através das artes cênicas. Os artistas atuam juntos desde 2012 desenvolvendo uma pesquisa artística em torno de temáticas como: afirmação das identidades de gênero, respeito às diferenças, combate a violência contra as ditas minorias, respeito às diversas formas de expressões de sexualidades e o combate às hierarquias de gênero.

 

Classificação etária: 18 anos

 

Ficha Técnica

Encenação: Georgenes Isaac

Elenco: Ricardo Andrade, Omar Leoni, Thiago Carvalho, Xan Marchal

Dramaturgia: Francisco André

Iluminação: Yoshi Aguiar

Direção musical: Gabriel Carneiro

Produção executiva: Matheus Bonfim

Apoio Financeiro

Desenvolvido Por:

WebD2 Desenvolvimento Web