Passaredo Passarinholas

Data(s) e Horário(s): 07/10 às 11:00h, 07/10 às 16:00h, 08/10 às 11:00h, 08/10 às 16:00h

Local: Rua Gamboa de Cima 03, Centro (ao lado do Quartel dos Aflitos)

Preço: 20,00 (inteira) e 10,00(meia entrada)

Mais Informações

Depois de estrear em Ibicoara, passar por Valença e Caetité, além de integrar a programação do Festival Maré de Março em Salvador, volta a cartaz no Teatro Gamboa Nova, em apenas um fim de semana, o espetáculo Passaredo Passarinholas, do grupo Vilavox, dentro do projeto Gamboinha Nova, o mês especial das crianças.

 

Inspirado nas narrativas populares dos griots é uma obra de contação de histórias, com direção de Diana Ramos, que utiliza elementos do universo infantil resignificando os brinquedos populares para dar teatralidade aos contos. Explica a origem das coisas segundo a ancestralidade das tradições orais.

 

Reúne três contos que tem histórias de pássaros como mote principal. O primeiro, de domínio público africano, “O Pássaro-escrivão” conta o surgimento do primeiro contador de histórias e de como as histórias ouvidas tornaram-se histórias escritas perpetuando os saberes. O segundo “O Roubo do Fogo”, recolhido da oralidade indígena relata como os homens antigamente roubaram o fogo dos urubus tendo como herói o menor de todos os guerreiros e, por fim, “A Menina e o Pássaro Encantado” de Rubem Alves, narra a amizade entre uma menina e seu pássaro revelando a importância do respeito e da liberdade para que o amor dure.

 

As histórias são alinhavadas por Diana Ramos numa dramaturgia sensível e lúdica acompanhada pela direção musical de Jarbas Bittencourt. No elenco Diana Ramos, Fred Alvin e Márcia Limma. O espetáculo tem apoio do Instituto Rubem Alves e UKA – Casa dos Saberes Ancestrais.

 

Classificação etária: Livre

 

Ficha Técnica

Realização e Produção: Grupo Vilavox

Direção e adaptação/figurinos: Diana Ramos

Direção Musical e Músicas: Jarbas Bittencourt

Direção de Arte, Iluminação e Responsável Técnico: Fred Alvin

Elenco: Diana Ramos, Fred Alvin, Márcia Limma

Maquiagem: Márcia Limma

Operação de Luz: Patrícia Leitão

Operação de Som: Gabriel Carneiro/ Ivo Conceição

Apoio Financeiro

Desenvolvido Por:

WebD2 Desenvolvimento Web