Uma Viagem Musical

Data(s) e Horário(s): 12/01 às 20:00h, 13/01 às 17:00h, 13/01 às 20:00h

Local: Rua Gamboa de Cima 03, Centro (ao lado do Quartel dos Aflitos)

Preço: 20,00 (inteira) e 10,00(meia entrada)

Mais Informações

Proposta de concerto instrumental inovador, o Grupo Instrumental do Capão lança seu primeiro CD Uma Viagem Musical no Teatro Gamboa Nova. O público poderá embarcar num percurso musical regado pelas raízes do jazz, com variedade de ritmos e influências étnicas, sempre com grande espaço à improvisação e criação.

 

O repertório é feito de peças autorais e composições coletivas, fruto deste trabalho de pesquisa que o Grupo vem desenvolvendo nos últimos anos. Um ritmo do folclore brasileiro se mistura com uma melodia da tradição judaica do leste europeu; um baião adquire cores de uma trilha sonora italiana; uma melodia funky se encaixa com timbres do folclore chileno; uma música original desfruta de harmonias da tradição afro-americana e uma chacarera argentina; uma variação melódica típica dos mantras indianos torna-se uma improvisação polirrítmica e politonal, além de outras formas que não se repetem.

 

Os músicos utilizam, ao lado de instrumentos mais comuns, como violão, piano, baixo, bateria e flauta transversal, numerosos instrumentos incomuns e étnicos, tais como kalimba, berimbau, berimbau de boca, pandeiro italiano, flauta chinesa, etc. A união destes instrumentos dá luz a um “Brazillian Jazz” inovador, criativo e singular, porém facilmente acessível por um público vasto.

 

Seguindo a proposta do show homônimo, a gravação do CD foi realizada “ao vivo em estúdio”, ou seja, com todos os instrumentos captados simultaneamente no Canto da Cidade (Salvador/BA). O GIC nasceu da reunião de músicos de várias partes do mundo, moradores do Vale do Capão (Chapada Diamantina). Surgiu em 2010 para o primeiro Festival de Jazz do Capão e se apresentou no mesmo palco de grandes nomes como Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Carlos Malta, entre outros.

 

Mais destaques da trajetória do GIC são a participação no Circo do Capão dentro do Circuito Cultural 2011, Festival Internacional Diamantino de Circo (2011/12) e a criação da trilha sonora do documentário Pra lá do Mundo, vencedor do edital BNDES. Em 2014 levaram concertos e oficinas para diversos municípios da Chapada através da Fundação Cultural do Estado, além de se apresentarem no Teatro Castro Alves dentro do Festival de Música Instrumental da Bahia. No ano seguinte participaram da Virada Cultural de São Paulo.

 

Classificação: Livre

 

Ficha Técnica

Flauta, pandeiro, berimbau: Ari Vinícius

Piano: Stefano Cortese

Baixo elétrico, berimbau de boca: João Weber

Violão 7 cordas, acordeon, flauta chinesa: Thiago Gusmão

Bateria: Kiko Dórea

Apoio Financeiro

Desenvolvido Por:

WebD2 Desenvolvimento Web