Mulheres Malês, Nas Margens do Rio - Grupo Loca

Data(s) e Horário(s): 27/07 às 19:00h, 28/07 às 17:00h

Local: Rua Gamboa de Cima 03, Centro (ao lado do Quartel dos Aflitos)

Preço: 20,00 (inteira) e 10,00(meia entrada)

Mais Informações

Para abrir o projeto “Se Mostra Interior”, uma grande parceria entre a Funceb e o Teatro Gamboa Nova, o grupo de pesquisa em teatro Loca, realiza duas apresentações do espetáculo Mulheres Malês, Nas Margens do Rio.

 

O Grupo Loca surgiu em 2014, a partir do projeto Na Minha Comunidade? Selecionado no primeiro edital de cultura, Cuidando da Cultura em Lauro de Freitas. O grupo é dirigido por Heme Costa, diretora, atriz e arte educadora, licenciada em Teatro pela UFBA.

 

O espetáculo Mulheres Malês é a produção mais recente do grupo, estreado em 28 de fevereiro de 2018 no Cine Teatro Lauro de Freitas, a montagem participou em abril do mesmo ano do Marco das Artes Cênicas, festival de teatro de Lauro de Freitas, em outubro do A 3° Festival de Teatro do Interior da Bahia e em novembro no Circuito de Arte e Cultura Negra em Alagoinhas.

 

Aborda o Levante do Rio Joanes, que foi a insurreição Malê de 28 de fevereiro de 1814, tendo início em Salvador, com o propósito de seguir até o Recôncavo, mas bloqueados às margens do rio Joanes na região de Santo Amaro de Ipitanga, hoje então Lauro de Freitas. A peça conta o fato histórico com um olhar a partir da construção racial e de gênero, através de uma linguagem sensível e lúdica, relembrando as mulheres que fizeram parte deste processo, Ludovina, Tereza, Germana e Francisca.

 

A montagem se passa na noite anterior ao Levante, possui um recorte individual, debruçando-se sobre os medos, dúvidas e inquietudes que antecederam a batalha mais sangrenta da história da Bahia, ao passo que também, dialoga com a atualidade e a importância da salvaguarda ancestral.

 

“Compreender que essas pessoas existiram, eram individuais, tinham nome e histórias pessoais, tira da nebulosidade a compreensão generalizada, racista e machista, de que as insurreições possuem uma única versão, aquelas contadas nos livros didáticos, restritos a um ou dois parágrafos, sem profundidade, sem pessoalidade” – destaca a direção.

 

Se Mostra Interior

O Se Mostra Interior é um projeto realizado pelo Teatro Gamboa Nova em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB que consiste na circulação de espetáculos do interior da Bahia em Salvador. Por meio de convocatória foram selecionados diversos espetáculos que estarão em cartaz no Gamboa no último final de semana de cada mês até dezembro. Além disso, foram contemplados artistas visuais que terão suas obras impressas nas programações mensais do teatro.

 

Classificação: 12 anos

 

Ficha Técnica

Texto e Direção: Heme Costa

Produção: Fernanda Anjos e Cristiane Santana

Iluminação: Ely Batista

Trilha Sonora: Liz Novais e João Vítor

Elenco: Liz Novais, Verônica Amorim, Ana Claudia Vitória, Mila Ribeiro, Kalu Santana, Valesca Barreto, Paula Lima

Apoio Financeiro

Desenvolvido Por:

WebD2 Desenvolvimento Web